Função do Educador Social.

Um Educador Social acredita e atua com alternativas que promovam a
emancipação do educando, tornando-o autor da sua própria história.
O educador social possui um perfil totalmente diferenciado, pois ele tem um olhar mais crítico e analísta do meio social.
Procura sempre ficar atento as manifestções dos educando para que ele possa auxiliar e criar possibilidades e obter um bom resultado.
Portanto, o educador tem a necessidade de estar sempre em busca de novos conhecimentos, refletindo sobre situações em que permita uma transformaçao ou uma evolução no comprotamento social.
Para isto, o vínculo com o educando torna-se iprensidível, pois é por meio dele que o Educador terá um diálago mais aberto e participando ativamente da vida social do educando.Além de nós, Educadores, sermos uma forma de espelho para o educando, pois nós seremos uma fonte onde ele sentirá segurança para expor e adquidir conhecimentos, uma troca rica de experiências que ambos terão dentro sociedade.

 papel do Educador Social é desenvolver junto aos educandos meios para facilitar a descoberta de novos caminhos e alternativas.
Por isso o educador atua como um agente de transformação, pois cabe a ele atuar junto aos educandos maneiras para uma significativa mudança na comunidade.
É preciso que em alguns momentos ele se distancie um pouco para poder avaliar a situação de forma mais critica, e em outros momentos inserir-se no meio para fazer parte e viver sua realidade.
Cabe a ele conhecer um pouco da história de vida de cada educando para que ele possa desenvolver atividades para mudar um pouco a realidade em que está vivendo.
Pois mostrando a eles que a educação pode mudar sua realidade, educador e educando tornam-se um agente de transformação.

Educar é promover o desenvolvimento intelectual e moral. Então a função de um educador social é proporcionar a um grupo ou classe, a possibilidade de transformação de vida, através da educação, que é capaz de reduzir desigualdades e aumentar possibilidades, criando assim verdadeiros sentimentos de cidadania participativa, que é a ferramenta capaz de promover transformações significativas e profundas na sociedade.
Para que esse processo de transformação ocorra é necessário, a dedicação do educador com o projeto, conhecer os membros da comunidade que irá atender manter um diálogo próximo, e se colocar em uma postura que possa vir a ser seguida. Acima de tudo um educador deve lembrar que jamais se impõe idéias a um grupo, e sim busca fazer com que os membros destes grupos exponham suas próprias idéias, dessa forma podem juntos propor soluções.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedagoga Elidiane Moura! Adorei muito seus temas sobre a Função do Educador Social, O que faz um Educador Social? e o Projeto de Lei cria profissão de educador social no Brasil, os quais tenho pouco conhecimento. Também sou Pedagogo e gostaria de ter seu email, a fim de trocarmos informações sobre o papel do Educador Social e compartilharmos informações sobre as habilidades e competências do educador social. O meu e-mail de contato toxhiko@gmail.com, o meu nome: Francisco Amorim.

    ResponderExcluir
  3. Era bom um texto sem erros ortográficos, tamanhas barbaridades tiram por completo a credibilidade ao texto!

    ResponderExcluir
  4. O Educador Social desempenha a “função-chave” de facilitar a trajetória de cada indivíduo na direção do desenvolvimento pessoal e social, contribuindo para a criação de um ambiente social, educativo, participativo e democrático.
    Cabe ao Educador Social, organizar e executar as ações socioeducativas, especialmente os encontros de cada coletivo, bem como integrar os demais profissionais da equipe ao planejamento geral do serviço socioeducativo, articulando e integrando todas as ações.
    As principais expectativas em relação ao seu papel, dizem respeito ao modo de atuar com os indivíduos, o que requer, em suas ações cotidianas, que se faça presente e compromissado em suas relações com os indivíduos, que estabeleça e desenvolva vínculos e que esteja permanentemente disposto a refletir sobre o seu trabalho e a melhorar constantemente o seu desempenho.
    O Educador Social é uma referência fundamental, pois propondo-se como um modelo de identificação, o que aumenta a sua responsabilidade quanto à postura adotada frente aos “educando”. Abertura ao diálogo, reciprocidade e compromisso são características fundamentais no acompanhamento das ações e vivências cotidianas. Deve valorizar as potencialidades indivíduo e do coletivo, incentivá-los e mobilizá-los para a participação. Deve, também, contribuir para o fortalecimento dos vínculos, identificando situações-problemas, posicionando-se diante delas e mediando eventuais conflitos.

    ResponderExcluir
  5. é triste ver muitos educadores de nosso pais, em vez dde cumprir cm o seu papel, entram na baixaria politica defendendo seus intereces financeiros e partidario, fazendo das escolas municipais um pauco da vergonha da politicagem, da baixaria , do cabide de emprego, pauco para os politicos empregarem os seus babas sacos, que ao inves de preocupar com a educaçao de jovens crianças e mesmos adultos, se preoculpa em defender o seu chefinho podre e sujo, que se infiltram na educaçao, e fazem daeducaçao, uma porcaria uma sujeirada para desviar dinheiro publico, e fazer politicagem!!

    ResponderExcluir
  6. é triste ver muitos educadores de nosso pais, em vez dde cumprir cm o seu papel, entram na baixaria politica defendendo seus intereces financeiros e partidario, fazendo das escolas municipais um pauco da vergonha da politicagem, da baixaria , do cabide de emprego, pauco para os politicos empregarem os seus babas sacos, que ao inves de preocupar com a educaçao de jovens crianças e mesmos adultos, se preoculpa em defender o seu chefinho podre e sujo, que se infiltram na educaçao, e fazem daeducaçao, uma porcaria uma sujeirada para desviar dinheiro publico, e fazer politicagem!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Aconselho ao autor deste artigo que nos próximos leia e revise todo o texto antes de postar. Encontrei 10 erros ortográficos e isso deixa o leitor sem confiança em tudo que é escrito.

    ResponderExcluir
  8. Ola, o trabalho de um educador social é muito importante na reintegração de um individuo na sociedade,no nordeste do Brasil a média salarial é muito baixa deveria se equiparar com a média nacional. Quanto seria a estimativa salarial no País?

    ResponderExcluir
  9. OLÁ ANDRÉ, INFELIZMENTE A MÉDIA SALARIAL NO BRASIL TAMBÉM É MUITO BAIXA AINDA - R$ 1.560,76

    ResponderExcluir
  10. OLA.. COMO CONSIGO CONTRATAR UM EDUCADOR SOCIAL, PARTICULAR?

    ResponderExcluir
  11. Depende da sua proposta de atuação, o que vc espera do educador? Existe outro papel que e o de professor particular

    ResponderExcluir
  12. Bom dia ,estou entrando neste pequeno debate que por sinal e muito importante a pouco tempo acabei de notar que já trabalho a muito tempo como Orientador Sócio Educativo ,mas tenho minha formação como prof de Musicalização Infantil,maestro e professor de historia e gestor de eventos e atualmente trabalhando como Orientador Sócio Educativo em ONG ligada a.prefeitura de SP ....mas queria me.especializar na área de Orientador Sócio Educativo....alguém poderia me informar algum curso pó e graduação EAD.
    É quanto a pessoa que esta necessitando de orientador estou a disposição entre em contato.

    ResponderExcluir
  13. Triste mesmo é ver empresas contratando pessoas para educador social tendo na Carteira Profissional o cargo de "monitor" para pagar salário menor e a pessoa se sujeitar a trabalhar por não conseguir emprego no mercado de trabalho...triste realidade!

    ResponderExcluir